Tradução juramentada online. É possível?

Todos sabem que hoje em dia cada vez as pessoas têm menos tempo e a mobilidade urbana está mais difícil. É possível então solicitar a Tradução Juramentada online?

Quase todos os Tradutores Juramentados possuem contato online de email e muitos têm até site. Como explica o site da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (MG), no termo de abertura deverá ser identificado o tipo de documento que o Tradutor Juramentado recebeu, que classifica de cinco maneiras distintas:

  • Original: “quando o documento apresentar assinatura, carimbo, chancela, ou outro elemento que o caracterize indiscutivelmente como original”.
  • Fotocópia simples: “quando o documento não apresentar autenticação”.
  • Fotocópia autenticada: “quando o documento apresentar autenticação oriunda de cartório ou repartição pública governamental, ou por pessoa que possua direito legal para tanto no país de emissão”.
  • Fax: “com a transcrição dos respectivos dados do remetente”.
  • Origem eletrônica/ Online: “documento extraído de arquivo eletrônico, em diferentes formatos tais como: jpg, pdf, xls, ptt, doc, docx, e-mail, nota fiscal eletrônica, página da internet, e outros formatos eletrônicos. No caso de e-mail ou páginas da internet, deverão ser citados dados de identificação pertinentes ao endereço de origem, data e hora em que foi baixado o arquivo, quando possível”.

Nas duas últimas formas de recebimento de arquivo (fax e origem eletrônica/ online), o Tradutor Juramentado precisa imprimir o documento e carimbar com o seu carimbo pessoal cada página no verso, anotando os dados da Tradução Juramentada (número da tradução, do livro e da folha).

De qualquer forma, mesmo que o processo na origem seja de tradução online, ao final o cliente terá que pegar o arquivo físico.