Preço das Traduções Juramentadas. Quanto custa?


preço2São muitos os casos em que são necessárias Traduções Juramentadas, já que no Brasil é exigido esse tipo de tradução para documentos estrangeiros a serem apresentados às autoridades do país. Aqui você pode ver a lista completa dos Tradutores Juramentados do Brasil por idioma e por localidade.

Mas você sabia que esse tipo de tradução segue um valor tabelado? Veja como é calculado o preço de uma Tradução Juramentada

A tradução juramentada deve ser feita por um Tradutor Público e Intérprete Comercial – TPIC, mais conhecido como Tradutor Juramentado, que para esse tipo de tradução deve seguir o preço de tabela da Junta Comercial de Estado de registro e atuação do tradutor. Os valores variam segundo alguns parâmetros como o tamanho do documento, tipo de serviço, complexidade do documento e nível de urgência. Como você pode conferir no FAQ do site.

O interessante é que o consumidor desse tipo de serviço pode recorrer à tabela comercial da junta de seu estado, normalmente disponível no site, para conferir o preço da tabela e também as regras gerais estabelecidas, como por exemplo, variações de preço pelo prazo e tamanho mínimo de cobrança de tradução. Essa é uma ferramenta poderosa para o consumidor, que se for o caso questionar o profissional sobre os preços praticados.

É interessante observar que os preços variam de estado para estado, mas não oscilam pelo idioma, por exemplo, uma tradução do inglês para o português teria o mesmo valor que do espanhol para o português.

Vale também destacar que muitos Tradutores Juramentados prestam serviços de outros tipos de tradução, como traduções técnicas ou traduções comuns. Nesses casos, normalmente não existe obrigatoriedade e nem costuma ser prática do mercado seguir a tabela de Tradução Juramentada das Juntas Comerciais.

Confira abaixo os links das tabelas das Juntas Comerciais de alguns dos Estados: