Legalizar e traduzir a certidão de casamento no Brasil

mala coracaoO casamento de brasileiros ou de um casal em que um seja brasileiro no exterior pode sim ser registado no Brasil. O primeiro passo desse processo é a legalização do casamento no consulado. Muitas pessoas acabam pulando essa etapa e chegam ao Brasil querendo validar diretamente o casamento. Para evitar esse contratempo, o cônjuge brasileiro deve procurar o consulado para pedir o registro consular de casamento. Muitas vezes os sites dos consulados informam a documentação e se existe ou não a necessidade de agendamento. Veja aqui o exemplo do site do Consulado do Brasil em Londres.

Mas a segunda etapa para que o casamento tenha valor legal deve ser feita no Brasil. O registro consular de casamento precisa ser transcrito no Cartório do 1º Ofício do Registro Civil de Capital de Estado ou no Cartório do 1º Ofício do Registro Civil do Distrito Federal. Como destaca o site do Consulado do Brasil em Paris é importante consultar o cartório em questão também para não perder a viagem. No entanto, o procedimento mais usual é que esse registro consular do casamento tenha que ser traduzido para o português por um Tradutor Público Juramentado.

Fique atento se houver feito um Pacto Antenupcial, pois para que tenha validade no Brasil esse documento também precisa ser legalizado no consulado e traduzido por um Tradutor Juramentado para que seja então registrado em cartório brasileiro.

Encontre aqui os Tradutores Juramentados por idioma e por local.