Guia do estudante: validação do histórico escolar

Quando o assunto é estudar fora do Brasil, todos sabem que a documentação antes da viagem é um tema muito importante. Mas o que acontece muitas vezes é o esquecimento do processo de validação dos documentos na hora de voltar ao país. Isso pode prejudicar a comprovação da escolaridade cumprida no exterior. Já imaginou comprometer a validação do período exercido fora do país?

Por isso, antes mesmo do final do período escolar, é recomendável que o estudante solicite o histórico escolar, um documento que contém as matérias cursadas, carga horária e a avaliação. Mas isso não é tudo. Por uma questão de custos e prazos o ideal é que antes mesmo do retorno ao Brasil, o intercambista compareça ao consulado brasileiro do local para validar o documento. No portal consular é possível encontrar a repartição mais próxima a você.

Ao receber a documentação, deve-se fazer uma Tradução Juramentada do mesmo. Vale lembrar que esse tipo de tradução é exigida para todo documento em língua estrangeira a ser apresentado a uma autoridade em território nacional.

Veja onde encontrar um Tradutor Juramentado por idioma e por local.