5 Passos na Escolha de Tradutor Juramentado

como-escolher-tradutor-juramentado
Como escolher um tradutor juramentado


Tradutor Juramentado
é aquele concursado pela Junta Comercial dos estados para realizar Tradução Juramentada, um tipo de tradução necessária quando se precisa apresentar documentos estrangeiros às autoridades brasileiras.

Para ajudar na escolha de um Tradutor Juramentado, fizemos um passo a passo com 5 dicas:

  • Primeiro veja as opções de Tradutor Juramentado por idioma no seu estado. Alguns idiomas como inglês, italiano e espanhol contam com uma ampla oferta de tradutores, já outros mais exóticos possuem menos opções. Caso não tenha no idioma que precisa no seu estado busque em outro. São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) são os locais com mais tradutores. Aqui você faz a busca de Tradutor por Idioma.
  • Dentre as opções de tradutores no idioma em que precisa veja aqueles mais perto de você. A proximidade física é importante, pois normalmente são demandados os documentos originais, então pense na sua praticidade! Aqui você faz a busca de Tradutor por Localidade.
  • Na consulta aos Tradutores perto de você avise sobre o seu prazo. Isso é muito importante no processo de escolha de um Tradutor, pois alguns podem não conseguir atender ao seu pedido a tempo.
  • Peça uma estimativa de valor. O preço da Tradução Juramentada é normalmente variável pela quantidade de laudas e, portanto o tradutor não vai conseguir dar o valor final, mas por sua experiência deve conseguir dar uma estimativa. Fique atento, pois o preço também varia em função do prazo. Por isso, se programe para não pagar mais caro! Veja abaixo os links das tabelas de preços das Juntas Comerciais e 5 estados.
  • Na busca por um Tradutor você pode encontrar também algumas empresas que oferecem Tradução Juramentada. Embora as empresas não tenham o poder de oficializar uma tradução, normalmente elas trabalham com uma rede de tradutores e podem em alguns casos, como o de grande urgência, oferecer a entrega do trabalho em menor tempo.

Veja abaixo os links para as tabelas de preços das Juntas Comerciais dos Estados: