3 Dicas para Tradução Juramentada sem Estresse

dicas-tradutor-juramentado
Dicas para escolher um tradutor


Uma Tradução Juramentada é aquela feita por um Tradutor Público e Intérprete Comercial, necessária quando é preciso apresentar documentos estrangeiros às autoridades brasileiras.

Se você precisa de uma Tradução Juramentada, veja aqui 3 dicas fundamentais para não ter estresse:

1) Verifique, dentre seus documentos, quais realmente precisam de Tradução Juramentada.
a. A Tradução Juramentada costuma ser mais cara do que a tradução tradicional, portanto vale a pena verificar com atenção quais são os documentos realmente que precisam desse tipo de tradução. Veja no FAQ os documentos que mais frequentemente exigem esse tipo de tradução.
b. Eventualmente bastam outros tipos de Tradução, como no programa Ciência sem Fronteiras, em que em situações específicas são aceitas traduções certificadas. Confira no FAQ a diferença entre Tradução Juramentada e Certificada.

2) Preste atenção ao prazo e confira os preços!
a. A Tradução Juramentada deve ser cobrada segundo a tabela de preços da Junta Comercial de cada estado. Por isso, se quiser ter certeza de que o valor cobrado pelo tradutor está correto você pode recorrer ao site da junta comercial.
b. Normalmente o Tradutor vai dar uma prévia do valor, mas não o preço final da tradução, pois esse costuma variar de acordo com a quantidade de laudas.
c. Fique ligado porque dependendo do prazo existe uma variação do valor. Traduções urgentes seguem uma tabela de preços diferenciada. Então se programe para não pagar mais caro!

3) Escolha um Tradutor Juramentado perto de você!
a. Usualmente os documentos que exigem Tradução Juramentada precisam ser fisicamente entregues, já a cópia digital pode servir apenas para adiantar o processo. Por isso, ajuda muito encontrar um Tradutor perto de você.
b. Aqui no site você encontra os Tradutores por localidade e idioma.
c. Caso tenha alguma dúvida, procure o site da Junta Comercial da sua região.

Veja outros sites importantes sobre o tema:

SINTRA - Sindicato Nacional dos Tradutores 

Ciência Sem Fronteiras - Regulamento